G-DRAGON (Big Bang) recentemente fez manchete com seu anúncio da mais nova bebida de chá da marca chinesa Nongfu Spring, Chapai. Segundo a mídia coreana, não demorou mais de 40 minutos para a bebida esgotar após o lançamento inicial.
Dada a proibição não oficial da China no que se refere ao entretenimento coreano, o apoio do G-Dragon é uma surpresa para muitos, especialmente para os fãs de K-pop. Claramente, a influência do G-Dragon no mercado jovem da China reina de maneira suprema - mas é suficiente para suspender a "proibição"?
花开了,
— G-ONE (@G_ONE818) April 15, 2020
我回来了。
The flower is blooming.
I am back. #GDRAGON #지드래곤 #권지용 pic.twitter.com/Pcj70P4DBN
Essa medida colocou a Coréia do Sul diretamente entre a China e os EUA - dois de seus maiores parceiros comerciais. Um relatório de política externa estima que 25% das exportações da Coréia do Sul acabam na China, enquanto bons 12% vão para os EUA.
Infelizmente para a Coréia do Sul, a China acredita que o sistema de defesa dos EUA representa uma ameaça à segurança nacional da China e pode ser usado para espionar seus próprios programas de mísseis, de acordo com um relatório do South China Morning Post de 2017, e o relacionamento ficou azedo desde então.
Em resumo, todas as coisas coreanas viram uma proibição virtual iminente na China. Sites de streaming coreanos foram bloqueados e usuários populares da Internet pediram o boicote a produtos coreanos e qualquer coisa relacionada ao entretenimento coreano. As celebridades sul-coreanas cancelaram as turnês na China, e os fãs chineses de K-pop tiveram que viajar para o exterior se quisessem ver seus ídolos.
"Pode não envolver armas ou ataques militares, mas o feroz contra-ataque chinês é uma resistência contra a influência estrangeira e uma tentativa de solidificar ainda mais o domínio de Pequim na região", apontou um relatório da Vox de 2017.
The Heirs, Uncontrollably Fond, My Love from the Star (que também provocou uma mania de frango e cerveja na China), Descendants of the Sun e Sky Castle são apenas alguns dos muitos títulos que se destacam nos sites sociais chineses. Em Pequim, roupas e cosméticos apresentados nos dramas K influenciaram fortemente os hábitos de compra dos fãs, causando até a venda de itens.
A agência também impulsionou as carreiras solo de seus artistas chineses em sua terra natal, como Victoria do extinto-grupo feminino f(x) e Lay Zhang do Exo.
Outro evento que deixou os fãs esperançosos foi o convite da China para artistas coreanos aparecerem na versão asiática do concerto online We Are The World 2020. O músico de Taiwan Jay Chou, o cantor de Hong Kong Jacky Cheung e o G-Dragon do sul-coreano Bigbang, encabeçaram o show virtual em 30 de abril!
Crédito: Equipe Extreme United
Conhecida também pelo nick de
Iori Yoshizuki,
é apaixonada por arte, cultura e literatura. Após adentrar a esse meio, veem redescombrindo a cultura pop asiática, especialmente relacionada a música, atuação, e curiosidades culturais e tecnológicas. Conheça comigo parte desse mini-universo
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