Você poderia imaginar que nos dias atuais, as marcas seriam mais cuidadosas sobre brincadeiras com estereótipos estrangeiros em seu marketing e campanhas publicitárias. Mas, aparentemente, a empresa japonesa e internacional Toshiba não recebeu o memorando, como evidenciado por seu recente anúncio de TV para um fabricante de arroz / pão que tem sido chamado de "racista" por internautas.
O anúncio para "SuiDanPa", máquina de arroz mais recente da empresa, que também pode fazer o pão, mostra duas mulheres de negócios falando sobre seu amor por pão e / ou arroz. Eles são as dois personagens existentes em uma série de pontos para a Toshiba, mas, desta vez, uma das mulheres veste uma peruca loira, usando um grande nariz falso e fala com um sotaque japonês pesado e com as suas palavras com legendas em katakana.
Este é o estereótipo normal, no Japão do que os ocidentais, sobretudo os brancos, olham e falam assim. E enquanto alguns disseram que o anúncio está tentando ser irônico, talvez eles deveriam procurar o que a palavra realmente significa, porque parece perpetuar e até explorar esse estereótipo particular.
Embora esta não seja a primeira vez que algo assim tem sido feito para o gaijin (um termo considerado politicamente incorreto), ou não-japonês, ele certamente parece míope para uma empresa multi-nacional como a Toshiba. E, além do fato de ser racista, o anúncio é mal concebido e executado, o que é provavelmente uma das razões por que não foi mostrado na TV. Parece que ofendeu os estrangeiros e pessoas com bom gosto.
Crédito: Equipe Extreme United
Conhecida também pelo nick de
Iori Yoshizuki,
é apaixonada por arte, cultura e literatura. Após adentrar a esse meio, veem redescombrindo a cultura pop asiática, especialmente relacionada a música, atuação, e curiosidades culturais e tecnológicas. Conheça comigo parte desse mini-universo
AQUI!
Mais informações...
Comente com o Facebook: