J~Mixture banner 130x70 px  Ajude a divulgar o J~Mixture no Twitter, Google e Facebook, clique no botão Tweet, +1 e Curtir, indicando e disseminando as nossas notícias nas diversas redes sociais.
Isso é um incentivo para continuarmos a desenvolver nosso trabalho!

Japoneses criam robô nadador para ajudar no desempenho de atletas


Swumanoid

O mundo da tecnologia se movimenta a uma velocidade imparável. De pequenos a grandes projetos de estudos universitários, tudo gera avanços que busquem a ser aplicado na vida cotidiana para melhorar a vida dos cidadãos. Neste caso, vamos discutir Swumanoid, um robô desenvolvido pela equipe de Nakashima no Tokyo Institute of Technology. Este robô terá a forma e as características de um ser humano, a fim de imitar os movimentos de um nadador no futuro, ajudar os pesquisadores a aprenderem como os atletas podem nadar mais rápido e desenvolver técnicas adequadas para a realização do aumento da velocidade de circulação na água.

Como afirmado por Motomu Nakashima, líder do projeto, no momento de investigar técnicas de natação, um dos problemas é conhecer a força motriz que as mãos são capazes de criar. Houveram algumas tentativas de medir esta grandeza por nadadores atuais, mas reconhece que é realmente difícil colocar sensores nas mãos de um atleta, bem como é quase impossível esperar que uma pessoa sempre repita os mesmos movimentos durante a execução de uma atividade física.

Na tentativa de resolver este problema, nasceu Swumanoid. Para criar o seu corpo, um scanner 3D analisará o corpo de um atleta que viria a ser reproduzida em escala, além disso, para imitar e monitorar os movimentos de atleta, foram utilizados vinte motores controlados por computador,

"Quando um nadador se move, o movimento de seus ombros é muito longo. Um robô humanóide não é capaz de realizar tais movimentos, portanto, para imitar com precisão as braçadas, foram colocados uniões sobre os ombros de Swumanoid", comentou Nakashima.

A resistência que a água exerce sobre o robô pode ser facilmente medida, o que significaria um avanço na melhoria do desempenho no esporte de elite. No entanto, este robô ainda é um protótipo, por isso sua velocidade mal chega a 0,64 m/s, o que é aproximadamente três vezes mais lento que o recorde atual nos 100 metros livre. Por enquanto, os pesquisadores responsáveis pelo projeto estão estudando a melhor forma possível para aumentar a velocidade do robô.

"Swumanoid pode nadar borboleta e costas. Para o nado de braçadas é realizado um movimento de pernas diferente. De qualquer forma, estamos criando pernas especiais que o habilitem a realizar movimentos impossíveis atualmente. Por enquanto, Swumanoid nem sempre nada da maneria que planejamos, então nós gostaríamos de prepará-lo para nadar de forma livre. Robôs humanóides, agora, podem caminhar e até correr, e conseguimos construir um robô capaz de nadar, que não serve apenas para melhorar o desempenho de atletas de elite, mas também poderia ser usado para salvar vidas em desastres como deslizamentos de terra ou tsunamis", conclui Nakashima.




Crédito: Equipe Extreme United


Aniger Lacerda

Conhecida também pelo nick de Iori Yoshizuki, é apaixonada por arte, cultura e literatura. Após adentrar a esse meio, veem redescombrindo a cultura pop asiática, especialmente relacionada a música, atuação, e curiosidades culturais e tecnológicas. Conheça comigo parte desse mini-universo AQUI!
Mais informações...

Comente com o Facebook:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...