J~Mixture banner 130x70 px  Ajude a divulgar o J~Mixture no Twitter, Google e Facebook, clique no botão Tweet, +1 e Curtir, indicando e disseminando as nossas notícias nas diversas redes sociais.
Isso é um incentivo para continuarmos a desenvolver nosso trabalho!

Carnaval *Origem*


O carnaval já começa incerto pela sua própria origem, mas a palavra possivelmente vem do latim: carnem levare ou carnelevarium ("adeus à carne" ou "carne de segunda").
É possível que suas raízes se encontrem num festival religioso primitivo, pagão, que homenageava o início do Ano Novo e o ressurgimento da natureza, mas há quem diga que suas primeiras manifestações ocorreram na Roma dos césares, ligadas às famosas saturnálias, de caráter orgíaco. Contudo, o rei Momo é uma das formas de Dionísio — o deus Baco, patrono do vinho e do seu cultivo, e isto faz recuar a origem do carnaval para a Grécia arcaica, para os festejos que honravam a colheita.[1] Ou mesmo, sua origem pode ser do entrudo português onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha.

Bom, a época do ano que se inicia, período anterior a quaresma (quarta-feira de cinzas), onde na quaresma é proíbida pela igreja a ingestão de carne, portanto anterior a essa época se "faz de tudo".
Engraçado que uma data tão festeira acabou tendo origem por movimento oposto, ao menos por aqui.

Entretanto, a data varia de acordo com o país e tradição, e alterado ao tempo. Dessa forma temos em Munique e na Baviera (Alemanha), ela começa na festa da Epifania, 6 de janeiro (dia dos Reis Magos), enquanto em Colônia e na Renânia, também na Alemanha, o carnaval começa às 11h11min do dia 11 de novembro (undécimo mês do ano). Na França, a celebração se restringe à terça-feira gorda e à mi-carême, quinta-feira da terceira semana da Quaresma. Nos Estados Unidos, festeja-se o carnaval principalmente de 6 de janeiro à terça-feira gorda (mardi-gras em francês, idioma dos primeiros colonizadores de Nova Orleans, na Louisiana), enquanto na Espanha a quarta-feira de cinzas se inclui no período momesco, como lembrança de uma fase em que esse dia não fazia parte da Quaresma. No Brasil, até a década de 1940, sobretudo no Rio de Janeiro, as festas pré-carnavalescas se iniciavam em outubro, na comemoração de N. Sra. da Penha, crescia durante a passagem de ano e atingia o auge nos quatro dias anteriores às Cinzas — sábado, domingo, segunda e terça-feira gorda. Hoje em dia, tanto em Recife (Pernambuco), quanto em Salvador (Bahia), o carnaval inclui a quarta-feira de cinzas e dias subseqüentes, chegando, por vezes, a incluir o sábado de Aleluia. [1]

O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX, onde Paris foi a principal exportadora da festa para o mundo, inspirando até a cidade brasileiro do Rio de Janeiro.

No Brasil, a festividade surgiu no século XIX, onde começaram a surgir os blocos, com o passar do tempo foi ganhando mais força e se tornando mais popular. A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir daí o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato.
Os carros alegóricos surgiram da idéia das pessoas em fantasiarem seus carros e irem nos blocos.

Em 2005 o Carnaval de Salvador (Bahia), Brasil entrou para o Guinness Book como a maior festa de rua do mundo, e Recife (Pernambuco) possui o maior bloco de carnaval do mundo, o Galo da Madrugada.

Fonte: Wikipédia, Sua pesquisa .com e [1]Mini Web




Aniger Lacerda

Conhecida também pelo nick de Iori Yoshizuki, é apaixonada por arte, cultura e literatura. Após adentrar a esse meio, veem redescombrindo a cultura pop asiática, especialmente relacionada a música, atuação, e curiosidades culturais e tecnológicas. Conheça comigo parte desse mini-universo AQUI!
Mais informações...

Comente com o Facebook:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...